Um convite à Chapada dos Veadeiros

Chapada dos Veadeiros Blog

Em julho de 2015, resolvi fazer uma viagem ecológica com meus filhos. Quem acompanha nosso Blog, sabe que gosto de fazer pelo menos 01 viagem por ano. Como eles não são mais crianças, mas sim dois adolescentes, é um pouco mais difícil agradá-los!

Pensando neles, decidi ir para a Chapada Dos Veadeiros, por alguns motivos que conto aqui.

É um destino relativamente próximo do Estado de São Paulo, foi um vôo de apenas uma hora até Brasília. O custo benefício é ótimo. A Chapada oferece muitas aventuras, e o melhor é que, não precisava ter muito preparo físico como outros destinos ecológicos que também envolvem trilhas. É possível acompanhar os passeios com preparo razoável. Outro fator importante, eu não tinha nós muitos dias de férias e esse roteiro coube perfeitamente.

O nosso roteiro foi de cinco dias, mas existe a opção de uma semana ou até roteiros específicos para quem quer atrações mais radicais, trekking, bike, etc.

Os passageiros podem optar por ficar em Alto Paraíso, que é uma cidade um pouco maior, asfaltada e oferece mais opções de hotéis e restaurantes. Outra opção é a Vila de São Jorge, que é muito próxima, mas uma de terra Vilinha mesmo, com chão batido, sabe? Mas não pensem que, por isso, sem boas atrações.

Eu optei por ficar em São Jorge pois queria ficar próxima à natureza, e em um local onde a internet pegasse mal, rs, podem acreditar! Assim, eu poderia realmente descansar e aproveitar a companhia dos meus filhos.

 

Eu fui surpreendida pela Vila, existem ótimas opções de refeições, bistrô Francês com comida e bebida TOP para os mais exigentes paladares, pizzaria e restaurantes com comida vegetariana, tudo de ótima qualidade e valor relativamente baixo.

Para quem gosta de um forró, indico ir na última semana de julho, quando começa um festival de música na cidade e o “rasta pé” rola por todo lado, é só chegar e dançar, bem animado!

Falando um pouco de Alto Paraíso, é uma cidade um pouco maior, a cidade base e conhecida como a cidade dos ETs. Tudo lá tem esse tema, tem até um hotel que, logo na recepção, você é esperado por um ET gigante. Bem interessante e engraçado. A cidade é uma graça, com boa estrutura, é uma ótima opção de hospedagem. Por sinal, a maioria dos turistas opta por ficar lá.

Mas vamos ao roteiro, que é indicado para pessoas que gostam de caminhada e natureza.

A caminhada mais longe é de 10 km (5 para ir até a cachoeira e 5 para voltar). São paisagens lindas com cachoeiras deslumbrantes, todas muito próximas à Vila de São Jorge e de Alto Paraíso.

A mais longe, dura cerca de duas horas, incluindo a parte que vai de carro. Ela é a viagem para a Cachoeira de Santa Bárbara, que por sinal é também a mais deslumbrante, vale a viagem!

 

Resumindo é uma viagem de harmonização com a natureza, nada de stress, salto alto, maquiagem e internet. Conexão até tem, mas o objetivo lá é refrescar a cabeça com as águas cristalinas e refrescante da natureza, não dá para explicar muito, tem que sentir!

Recomendo um pouco de preparo físico, mas é uma viagem viável para todas as idades e públicos.

Os meus meninos adoraram, pois tem também a parte do esporte, adrenalina, etc.

Mas muito importante: não se arrisquem a fazer as trilhas e passeios sem um guia especializado e que conheça bem a região.

Segue algumas fotos para vocês entenderem melhor o que estou falando. Tem que ver, sentir, viver a Chapada dos Veadeiros e aí sim vocês, vocês se apaixonarão.

Super recomendo, vivam a Chapada dos Veadeiros!

Chegamos em Alto Paraíso e fomos direto levar nosso meio de transporte ao conserto!! Rss!

fot tirada em alto paraíso Blog

Vale da Lua e Almécegas

VALE DA LUA E ALMÉCEGAS Blog

Arvosismo, emocionante!!!

Arvorismo Blog

Parque Nacional Cânion e Cariocas

Resumo do dia: 10km de caminhada, cachoeiras e vistas deslumbrantes! Pulos de penhascos, nado no Rio Preto e em cavernas, e uma mãe quase morta!!! Mas valeu cada passo, e a carinha dos meninos estava demais!!! Aventura pura!

Arvorismo1 Blog

 

Cavalcante – Cachoeira Santa Bárbara e Cachoeira Capivara

Esse foi o dia mais “trash”. 2 horas de estrada de asfalto e terra, passando por “mata-burros” e atravessando rios. A caminhada foi de 3km só, mas a mais íngrime e cheia de obstáculos e pedras. Mas no final a recompensa é essa cachoeira, a mais linda que fomos até agora!! Água azul-turquesa. Fria. Mas no ponto para revigorar depois de todo esse esforço!

CAVALCANTE - CACHOEIRA SANTA BÁRBARA E CACHOEIRA CAPIVARA Blog

CAVALCANTE - CACHOEIRA SANTA BÁRBARA E CACHOEIRA CAPIVARA filho Blog

 

Cachoeira das Loquinhas

CACHOEIRA DAS LOQUINHAS Blog

Para finalizar nossa viagem com chave de ouro, os macaquinhos vieram nos dar tchau!!

maca Blog

filho Blog

Tchau! Até a próxima aventura!!

Andressa Simão.

Sobre o autor

Deixe uma resposta

*

%d blogueiros gostam disto: